Nos últimos dias, e após a derrota na catedral, a ideia de Penta... está muito nublada, mas na verdade eu acredito e acreditarei até não ser possível matematicamente (esta ciência nunca falha).
Lembro à 5 anos atrás... estávamos no ultimo jogo do campeonato o Porto ía jogar com o Paços... e lá estava o resto da nossa fé para conseguirmos mais um titulo. Não conseguimos, mas ainda temos essa possibilidade de sentir a alegria estonteante de sermos campeões... porque eu não quero ser tetra, ou penta... eu quero que o Benfica seja campeão todos os anos, e que ganhe todas as taças, quando não ganhamos, temos de tirar lições e voltar mais fortes.
Quanto ao Jogo em si Benfica-Porto:
Já ouvi muito do que se disse do jogo, os erros do Rui Vitória, do Luis Filipe Vieira, etc, mas nunca dos jogadores. Tal como se passou no outro lado da margem, não se pode criticar os jogadores, são peças sagradas que nunca podemos fazer criticas. Eu não concordo com quase ninguém dos que li.
E paço explicar o porquê.
Em primeiro faço uma intro da minha pessoa, eu não fui ensinado por ninguém a ver futebol, lembro-me do meu Pai se benfiquista, mas era eu que o arrastava para ver os jogos, sou assim desde que me conheço e, não sabendo porquê, adoro ver aqueles 11 macacos vestidos de encarnado e branco aos pontapés a uma bola contra outros quaisquer. Para mim, seja com o Porto, Sporting, cascalheira de cima ou de baixo, eu gosto é de ver o Benfica.
Agora a análise que faço: penso que o Rui Vitória é um óptimo treinador, mas falta a loucura ou o feeling de mudar e alterar a forma de jogar, que ele tantas vezes refere.
O Benfica joga um futebol espectacular, mas tem de se verificar a seguinte premissa, não pode sofrer por parte do adversário pressão alta. Reparei, que assim que alguém faz esta pressão e a bola não sai... a equipa fica parada sem movimentação. Porque é que isto acontece? Porque não temos um centro campista em topo de forma, alguém que vá buscar a bola e a circule e faça a equipa mexer. O Pizzi este ano é metade do que foi o ano passado e o Zivkovic, é óptimo, mas nem sempre funciona bem. Depois temos um grande defeito, tem de ser tudo pela ala esquerda, como nos últimos jogos funcionava bem, mete lá a carne toda.
O futebol do Benfica tem de ser mais dinâmico e adaptativo às circunstâncias do jogo, não vai pela esquerda, variamos para a direita, não vai também vamos para o meio, não passamos no meio campo, passamos a bola por cima... temos de ter ideias no campo automaticamente, temos de ser conjunto de jogadores e não de máquinas pré-programadas.
Em conclusão, a vitoria também nos poderia ter sorrido, como empate. Não foi, será no próximo que tentaremos corrigir o que fizemos mal e tentaremos ser mais espontâneos no jogo e imaginativos.
FORÇA BENFICA, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E JUNTOS CONSEGUIMOS.
Sem comentários:
Enviar um comentário